Pular para o conteúdo principal

Livro: Um Cônjuge Amante e Amigo - Dick Purnell

Livro baseado em princípios Cristãos. Se você não é Cristão mas entende que o casamento foi criado baseando-se nos princípios Cristãos também vai gostar.
O livro tem foco nos solteiros e também nos casados, embora acredito que os solteiros vão aproveitar muito mais. Para os solteiros, a mensagem de esperança fica clara, inclusive com os depoimentos do próprio autor que somente casou aos 41 anos de idade. Ele cita itens e formas para avaliar o possível cônjuge ou namorado/a antes de iniciar um relacionamento mais íntimo. Para os casados, acredito que, assim como pra mim, o início (até a metade) do livro é a melhor parte, pois ele trata da amizade, do amor e da intimidade no relacionamento; assim como dos medos em se relacionar.
O livro é cheio de exemplos, como na maior parte dos livros de auto-ajuda, e baseia-se nas experiências e leituras do autor, que é pastor. Utiliza da sabedoria e passa muitas referências boas de outros livros. Estou com uma lista de mais uns 10 para ler rs .
Nos últimos capítulos, o autor detalha a sua tese de que o relacionamento deve ser composto pelas áreas Social, Mental, Emocional, Física e Espiritual e escreve um capítulo para cada item.
Por fim, considero que este livro está entre os 3 melhores livros sobre relacionamento conjugal que li, junto do livro "As 5 linguagens do amor" do Gary Chapman e do "Feito para Durar" do Ricardo Agreste.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro: Ponha ordem no seu mundo interior - Gordon MacDonald

O livro lembra outro livro chamado "Uma vida com propósitos" do autor Rick Warren. A mensagem geral é para você buscar em Deus (no seu interior e no destino da vida) o que deve estar fazendo agora, qual o seu propósito de vida. Utiliza exemplos a partir da própria experiência, como muitos livros de auto-ajuda fazem, e histórias bíblicas. Quando utiliza a psicologia, diga-se de passagem aparentemente sem base teórica, é para explicar casos passados, ou seja, os exemplos que deu. O livro detalha melhor o problema que a solução, ou seja, provavelmente você vai se encontrar na descrição do problema da desorganização, mas vai ler o livro e não vai encontrar uma solução para o seu problema. Ademais, ele não utiliza a psicologia para sugerir melhorias. Para todos os problemas, utiliza a vaga resposta de que se deve buscar em Deus o propósito de uma vida em ordem. Como os textos, na minha opinião, não são muito frutíferos, resolvi por listar os tópicos dentro d...

Notas de Livros: Desafio aos Deuses - Peter L. Bernstein - 2ed

NOTA: 5/5   Resenha:  Um livro fascinante sobre a história do risco (ao final, risco financeiro). Um dos melhores livros que já li na vida. Impossível ler e pensar igual antes. Recomendo.       Cita o prêmio Nobel Kenneth Arrow: "Nosso conhecimento do funcionamento das coisas, na sociedade ou na natureza, vem a reboque de nuvens de imprecisão. Grandes males têm seguido a uma crença na certeza." P. 7 Até 1200: Os Primórdios Capítulo 2: Fácil como I, II, III Comenta sobre o Liber abaci : "O resultado foi um livro extraordinário por qualquer padrão. O Liber abaci conscientizou as pessoas de todo um novo mundo em que números substituíam os sistemas hebraico, grego e romano, que usavam letras para contar e calcular. O livro atraiu rapidamente adeptos entre os matemáticos italianos e do resto da Europa. O Liber abaci  é muito mais do que uma cartilha para se aprender a ler e escrever os novos numerais. Fibonacci começa com instruções de como determinar,...

Livro: Tudo ou Nada - Roberto Shinyashiki

Nota: 4/5   Abaixo os melhores trechos do livro na minha opinião: Capítulo 1 - Momento Tudo ou Nada " é preciso correr atrás de nossos objetivos com a determinação de um faminto que anseia por um prato de comida. Buscar a água como um homem perdido no deserto. " P. 22 (grifo em negrito meu) Capítulo 2 - Um Passo na Escuridão " Talvez você nem imagine quantos abismos pulou, mas com certeza reconhece que já enfrentou o desconhecido muitas vezes. Desde o momento em que saltou do útero de sua mãe e abraçou o mundo, lembrando ainda seu primeiro dia de aula, seu primeiro emprego e tantas outras situações. A pergunta importante a fazer é: será que eu ainda consigo dar os saltos que a vida exige de mim?" P. 27 (grifo meu) "Avançar quando o horizonte está claro é tarefa fácil. Avançar quando o horizonte está escuro é tarefa para quem aprendeu a viver." P. 28 "Existem situações na vida que exigem que a gente assuma uma postura ra...