Pular para o conteúdo principal

O Poder da Esperança

Nota: 3/5

Resenha: Um livro de auto-ajuda embasado em princípios cristãos.

"Como identificar seus pensamentos negativos? Como saber se eles levarão você a condutas indesejáveis ou a um estado de ânimo negativo? Para evitar pensamentos impróprios, adote um estilo de vida orientado por princípios e valores universais, como: honestidade, responsabilidade, justiça, respeito aos outros, integridade e veracidade." P. 8

"Pensamento positivo sobre si mesmo -Procure não formar seu autoconceito comparando-se a personagens da televisão e da vida pública. Todos apresentam uma imagem irreal. Reconheça suas limitações e faça algo para melhorar. Principalmente, não se esqueça de destacar seus valores e habilidades. Bloqueie e rejeite os pensamentos autodestrutivos. Descubra motivos para agradecer porque você foi formado de um “modo especial e admirável” (Salmo 139: 1 4). '

Pensamento positivo sobre o passado - O passado não pode ser mudado. Você deve aceitá-lo, mesmo com os acontecimentos desagradáveis que ocorreram. Não culpe o passado pelas dificuldades do presente. Isso é totalmente inútil. Nunca se preocupe com o que aconteceu de desagradável. Esqueça-se das “coisas que ficaram para trás” e avance “para as que estão adiante”, pois existe um grande propósito para sua vida (Filipenses 3: 13, 14).

Pensamento positivo sobre futuro - O futuro pode mudar. Sua atitude de hoje afeta o sucesso de amanhã. Pensando confiantemente e com esperança no amanhã,
você está aumentando a probabilidade de um futuro mais feliz. E, se houver algo negativo que possa ocorrer, faça planos agora para preveni-lo em vez de se angustiar. Alguém se interessa por você e por suas ansiedades (1 Pedro 5:7).

Pensamento positivo em relação ao ambiente e às pessoas - Coloque o: “óculos de tolerância” e observe ao redor. Embora nem tudo seja perfeito, existem também coisas belas e experiências agradáveis. Não julgue as pessoas, mas confie nelas e as respeite. Aprecie o que fazem de bom. Procure entender seus problemas e ajude-as. Assim, sua atitude causará satisfação. Essas atitudes promovem uma nova experiência nos relacionamentos (Filipenses 2:3; 1 Tessalonicenses 5:11).

Certos pressentimentos sem nenhum fundamento tomam conta da cabeça de muita gente. São ideias que não têm sentido lógico e causam infelicidade e transtornos. Por exemplo:

. Estamos rodeados de constantes perigos e riscos, e é natural estarmos sempre preocupados e temerosos.

. As pessoas carentes e infelizes não podem fazer nada para melhorar sua situação.

. Para ser feliz e viver em paz comigo mesmo, preciso ser aprovado e amado por todos os que me conhecem.

. Há sempre uma solução perfeita para cada problema e, se ela não for aplicada, as consequências serão desastrosas.

As declarações acima são enganosas. Concordar com elas pode trazer como consequência dor psicológica e infelicidade. Você deve fazer esforços para identificar e analisar seus pensamentos errôneos. Raciocine de maneira lógica para rejeitá-los e aceitar alternativas melhores." P. 9-10

"Alguns dizem que ansiedade é excesso de futuro, depressão é excesso de passado e estresse é excesso de presente." P. 12

"Pesquisas mostram que evitar a hipoglicemia e se alimentar de proteínas no desjejum são atitudes que mantêm o equilíbrio bioquímico do organismo e previnem os pensamentos ansiosos." P. 13

Para DEPRESSÃO:

"No tratamento de êxito, deve ser incluída a reestruturação do pensamento, uma vez que a depressão fortalece pensamentos negativos sobre a própria pessoa, no ambiente e no futuro. Portanto, evite todo pensamento de inferioridade e autocomiseração. Pense que grande parte de seu êxito depende do que você se propõe a fazer e que possui qualidades e capacidades pessoais de muito valor. Na avaliação do ambiente, não se concentre nas imperfeições e nos perigos, mas nas coisas belas da vida e nos acontecimentos agradáveis. Certamente, há muitas coisas boas em que pensar, e, se houver coisas negativas, faça algo para suportá-las, em vez de ficar se lamentando.

Com respeito ao futuro, se alguém pode mudá-lo, é só você. Decida que vai ser feliz, e será. Repita: “Decidi ser feliz!” e abandone todo pensalmento contrário desde a origem.

Apoio familiar - O tratamento profissional ganha muito se a família oferece apoio ao deprimido. É de vital importância que, se o cônjuge, filho ou algum outro membro da família sofre de depressão, o problema seja encarado seriamente. As seguintes orientações podem ajudar:

  • Ouça-o com atenção e simpatia, pois isso por si só já produz efeito terapêutico,

  • Nunca censure a pessoa, mas trate-a com calma e naturalidade.

  • Ajude seu familiar a se manter ocupado. Passeios, entretenimentos, pequenos trabalhos, entre outras atividades, são importantes nesse processo.

  • Anime a pessoa a nutrir a esperança de que sairá da depressão com dignidade

  • Apoie o tratamento médico, lembrando a importância de o paciente tomar os medicamentos. Evite também transmitir dúvidas, como: “Para que servem esses comprimidos? “Por que você precisa ir ao psiquiatra? Você não está louco!” Se você tem dúvida quanto ao tratamento, fale com o médico e não com o paciente.

  • Pode-se esperar uma grande aflição, especialmente se a pessoa piora e começa a dizer que não vale a pena viver e que gostaria de morrer.

  •  Vigie para que ela se alimente adequadamente e para que não faça uso de álcool.

Faça algo pelos outros - O depressivo pode prestar ajuda a outros. Isso oferece novo ânimo e tem resultados terapêuticos. Experimente consertar algo na casa de um amigo, fazer compras para uma pessoa idosa, visitar alguém hospitalizado ou fazer pequenos trabalhos voluntários. Agindo assim, você se esquece de seu próprio sofrimento e perceberá que existe gente com mais necessidades. Ajudar outras pesoas é uma forma de ajudar a si mesmo.

Olhe para o futuro com esperança - Se você está manifestando os sintomas da depressão, precisa entender que o futuro não está à mercê das circunstâncias. Fuja de todo sentimento de desespero e incapacidade.

Para Everton Padilha Gomes, cardiologista do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Incor) e diretor do Estudo Advento (falaremos mais sobre esse projeto no capitulo 9), estar em deprassão é como usar óculos escuros ao entardecer enquanto se dirige em uma estrada. Em certo momento, a pessoa terá a nítida impressão de que já é noite e que sua visão da estrada se encontra mais dificultada pela acuridão. Porém, se ela se lembrar de tirar os óculos escuros, verá que, na verdade, ainda existe muita claridade na pista. Literalmente, o médico diz: “O depressivo não perde a noção da realidade, mas a vé com tons mais graves. Ele enxerga sob uma “ótica” bem mais pessimista que a maioria das pessoas. Nessa momentos. sempre aconselho essas pessoas a “darem um desconto” a si mesmas e a entenderem que a realidade é menos obscura do que imaginam.”

Explique os fracassos com realismo - Seja consciente de seus pontos fortes e fracos Analise as situações de forma equilibrada. Por exemplo, se você não teve êxito em uma tentativa de emprego, não pense que é inútil, mas observe se existe muita diliculdade ou se os candidatos são muitos. Da próxima vez, procure se preparar melhor para uma função almejada.

Assuma o controle dos acontecimentos futuros - Se a origem de seus problemas é, por exemplo, familiar, não pense que não há mais solução para os relacionamentos. Você pode fazer algo para melhorar sua maneira de se comunicar e esquecer as pretensões puramente egoístas. Essas são formas reais de melhorar o futuro.

Terapia divina - Confiar em Deus como um Ser disposto a ajudar, proteger, facilitar e favorecer aqueles que O procuram é o primeiro passo para se beneficiar da espiritualidade. Essa convicção produz um relacionamento com a Divindade que inspira paz interior. É o mesmo sentimento de um pequeno menino que vai demãos dadas com seu pai por um caminho pedregoso: não tem medo porque sente segurança em uma mão forte. Da mesma forma, no caminho da vida, a pessoa que confia em Deus sabe que há riscos de todo tipo, mas sua fé no Criador a faz olhar para o futuro com serenidade, porque tem certeza de que seu Pai Celestial a protegerá." P. 28-29 (grifo em negrito meu)

"Como superar O esrresse

O tratamento do estresse deve ser completo, integral. Deve abranger todos os aspectos sociais (trabalho, família, amigos, etc.). Em períodos de crise de estresse, escolha a quantidade de trabalho que pode executar razoavelmente e não se prepcupe com nada mais. Dé atenção a seus relacionamentos, esquecendo-se de si mesmo, procurando ser agradável, e ofereça sua amizade aos outros. Ajude alguém, conhecido ou não, sendo amável ou fazendo uma pequena contribuição humanitária. A reação dos outros ajudará você.

Superar o estresse envolve as diferentes dimensões da existência: física, mental e espiritual. Considere as orientações a seguir:

Plano mental A terapia mais eficaz nos casos de estresse é chamada de psicoterapia cognitiva e consiste em ensinar a pessoa a dominar seus pensamentos, em vez de deixar que os pensamentos a dominem. Como conseguir isso? Praticando repetidamente esses exercicios:

  • Bloqueie os pensamentos negativos.

  • Escolha temas e motivações de pensamento positivo ou neutro. Por exemplo, experiências agradáveis do passado, pessoas a quem admiramos, amigos divertidos ou episódios de algum livro ou filme especial. Pense nessas coisas enquanto realiza tarefas rotineiras ou para substituir os pensamentos que causam preocupação.

  • Tenha como motivação as preocupações construtivas. Para solucionar os problemas que provocam o estresse é necessário pensar em alternativas, recursos e outros modos de superar uma dificuldade e não mergulhar em preocupação destrutiva, repetitiva e obsessiva.

  • Despreze crenças irracionais. Há pessoas que têm ideias e crenças negativas e ilógicas sobre si mesmas e sobre o ambiente em que vivem, as quais arruínam a autoestima e aumentam o estresse. Por exemplo: “Não sirvo para nada": “Ninguém gosta da minha companhia”, “A felicidade surge por acaso e minha vez ainda não chegou": “Minha supervisora me odeia e só quer me prejudicar" Essas ideias devem ser rejeitadas. E, se alguém não consegue fazer isso sozinho, deve procurar a ajuda de um psicoterapeuta para dialogar sobre esse assunto e se libertar dessas crenças irracionais.
Plano físico - O exercício físico é o melhor remédio contra o estresse. Se sua saúde permitir, faça exercício físico vigoroso (corrida, natação, esportes), ou caminhe rapidamente todos os dias.
O relaxamento é outro bom remédio: separe meia hora, diariamente, para repousar (não para dormir), tensionando os músculos um por um, intercalando momentos de relaxamento após cada tensão.

A respiração profunda ocasional é também muito útil para combater o estresse: respire profundamente, pressionando o abdômen (não os puhnôes) e prenda o ar por alguns segundos antes de expirar." P. 39-40

Sobre o Descanso Semanal e o Ciclo de 7 dias
"Um ciclo de sete dias foi encontrado em flutuações da pressão sanguínea, no conteúdo ácido no sangue, em hemácias, no batimento cardíaco, na temperatura oral, na temperatura da mama feminina, na química e no volume da urina, na taxa entre dois importantes neurotransmissores noradrenalina e adrenalina e no aumento e diminuição de várias substâncias químicas do corpo, como o hormônio de enfrentamento do estresse, o cortisol.

Outra curiosidade diz respeito à associação entre o descanso no sétimo dia da semana e a longevidade humana. Pesquisas indicam que indivíduos que descansam no sétimo dia têm uma expectativa de vida maior que outros que não o praticam. Os números apontam para um acréscimo de vida de quatro a dez anos, devido ao descanso nesse dia representar uma forma cultural de gestão do estresse e diminuição da pressão sobre o organismo humano." P. 44 (grifo em negrito meu)

Cita o livro: Emotional Longevity: What really determines how long you live - Norman B. Anderson

"Uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo" (Filipenses 3:13, 14)

"o amor só se manifesta onde há liberdade" p. 54

Cita o livro "Corpo Ativo, Mente Desperta" John Ratey

As recomendações:
"1. Beba água

"Era a Terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o espírito de Deus Se movia sobre a face das águas" (Gênesis 1:2).

O corpo humano é formado por 70% de água. Portanto, fica claro que repor constantemente a água que perdemos é uma atitude que representa saúde e longevidade. A água limpa o organismo e elimina as impurezas do sangue. A cada hora, o volume do sangue do corpo passa pelos rins dez vezes, para ser purificado.

Não tomar água frequentemente deixa o corpo vulnerável a inflamações e infecções, principalmente dos rins e das vias urinárias. Mas qual seria a quantidade ideal de água que deveríamos beber todos os dias? Em média, recomendam-se oito copos por dia, entre as refeições, evitando-se ingerir líquido com a comida.

Benefícios da água - Quando você bebe água suficientemente, seu corpo se sente bem e envia um sinal positivo ao cérebro. Isso ajuda a melhorar o bom humor e, consequentemente, a produtividade. Quando o estômago recebe agua, é prolongada a sensação de saciedade. Além disso, é bom lembrar que a água não contém calorias, gorduras, carboidratos nem açúcar. substituindo com muita vantagem bebidas com alto teor calórico, como o álcool. os refrigerantes e sucos industrializados.

A água hidrata a pele, o que ajuda a aumentar sua elasticidade e retardar as marcas do envelhecimento.

A água ajuda a fortalecer o sistema de defesa do corpo. Fortalecido, ele pode lutar melhor contra as doenças.

E se eu não beber? Se você se sente cansado, um dos motivos pode ser a falta de água. Ela elimina toxinas e rejeitos que podem prejudicar o organismo. Além disso, quando você ingere pouca água, o coração precisa trabalhar mais para bombear o sangue.

Muitas vezes, o motivo das dores de cabeça e das enxaquecas tem que ver com a desidratação. Quando a cabeça doer, antes de tomar algum remédio beba água para se hidratar. Pode ser que o problema seja resolvido.

Mau hálito pode ser sinal de desidratação. A saliva ajuda a boca a se livrar de bactérias e mantém a língua hidratada.

Como você pôde perceber, água é vital, tanto para o planeta quanto para o nosso corpo. Beba água!

2. Tome banho de sol
 "Disse Deus: 'Haja luz’, e houve luz” (Gênesis 1:3).

Os raios solares exercem múltiplos efeitos sobre o corpo humano. Eles ajudam a combater bactérias e outros micro-organismos. A ação antisséptica é produzida pelos raios ultravioleta. Se a dose de radiação solar que a pele recebe for conveniente, todos os processos vitais serão estimulados pela luz visível, assim como pelos raios infravermelhos e ultravioleta, que não podem ser vistos. Entenda como eles agem:

Na pele - Dilatam os vasos superficiais, provocando maior afluxo de sangue à pele, contribuindo para evitar o acúmulo de sangue nos órgãos internos do tórax e do abdômen. Estimulam a produção de melanina, pigmento celular que proporciona o tom bronzeado, e, ao mesmo tempo, fortalece as camadas superficiais da pele, protegendo-a contra o excesso de radiação solar. Têm ação bactericida, eliminando diversos micro-organismos. Por isso, ajudam a desinfetar e cicatrizar as feridas superficiais.

Nos ossos - Ajudam a sintetizar a vitamina D nas células da pele. Essa vitamina favorece a assimilação do cálcio ingerido com os alimentos, contribuindo decisivamente na formação e bom estado dos ossos.

Nos músculos - Melhoram a irrigação sanguínea e estimulam os processos bioquímicos produtores de energia que ocorrem nas célula musculares. O resultado é desenvolvimento maior e tônus muscular, especialmente benéfico para os enfermos submetidos à imobilização.

No sangue e no metabolismo - Estimulam a hematopoese, ou seja, a produção de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas na medula óssea. Diminuem o nível de glicose no sangue, aumentando a tolerância aos hidratos de carbono, o que é benéfico para os diabéticos.

No sistema cardiorrespiratório - Estimulam o sistema nervoso simpático, eIevando a pressão arterial, do pulso, da respiração, do metabolismo basal e o consumo de oxigênio. Mas, à medida que a pele começa a ficar bronzeada e mais resistente, a pressão arterial e o metabolismo basal diminuem, fazendo com que o pulso e a respiração fiquem mais lentos.

No sistema nervoso - Estimulam as terminaçoes nervosas da pele, influindo favoravelmente sobre o cérebro e provocando uma reconfortante sensação de bem-estar.

No sistema endócrino - Os estímulos luminosos que impressionam a retina são transmitidos ao cérebro em forma de impulsos nervosos que atuam, entre outros órgãos, na hipófise, controlando a produção de hormônios nas demais glândulas endócrinas. A atividade dos ovários e dos testículos, por exemplo, depende em grande parte da quantidade de luz que chega à retina.

Cuidados - Quanto mais tempo ficar sob a radiação solar, e quanto mais clara for a pele, tanto maiores serão os efeitos negativos. Destaque para queimaduras de primeiro grau, envelhecimento da pele e até mesmo o câncer. Nos olhos, pode desencadear conjuntivite e ceratomalacia (inflamação da córnea), além de favorecer a formação de catarata e degeneração macular (alteração da retina com perda da visão).

Modo de usar - Abra a janela do quarto e afaste cortinas e persianas. Caminhe diariamente ao ar livre, mesmo que esteja nublado. Quando possível, entre as 7 e 9 horas ou entre as 16 e 17 horas, tome seu “banho de sol”. Cerca de 20 a 30 minutos de exposição são suficientes. Se o local em que você trabalha é totalmente fechado, permaneça alguns minutos ao ar livre no horário de almoço. Ao fazer exercícios, prefira estar ao ar livre ou em um ambiente bem iluminado e com janelas abertas.

3. Respire fundo
"Então Deus fez o firmamento [ atmosfera ] [...]. Ao firmamento Deus chamou céu" (Gênesis 1:7, 8).

Nossos pulmões inalam mais de 20 mil litros de ar por dia. Sua área de superfície é grande o suficiente para cobrir uma quadra de tênis. O nariz é o nosso sistema de ar-condicionado pessoal: ele aquece o ar frio, esfria o ar quente e filtra impurezas.

O ar contém aproximadamente 20% de oxigênio, sendo o restante nitrogênio e outros gases. Uma vez que o corpo humano funciona com oxigênio, cada uma das células precisa receber um suprimento constante e renovado desse gás, ou então morre.

Diariamente, passam pelos pulmões 12 metros cúbicos de ar, que entra no aparelho respiratório, atinge os alvéolos pulmonares, alcançando uma área superior a 70 metros quadrados. O problema é que o mesmo ar que transporta o oxigênio vital também pode levar outros gases menos saudáveis, além de particulas que atingem os alvéolos e outras regiões onde produzem irritação.

Geralmente, a poluição do ar atua como fator coadjuvante na doença de uma pessoa, pois agrava o quadro já existente. Pessoas com doenças respiratórias e cardiovasculares são as mais suscetiveis à poluição atmosférica.

Precisamos respirar - A despeito da poluição do ar, precisamos respirar. Uma pessoa em trabalho sedentário necessita de 300 a 500 litros de ar, e, se estiver fazendo um trabalho físico intenso, vai precisar de 2.500 a 4.000 litros por hora. Por isso, é importante passar o maior tempo possível em contato com a natureza e nas zonas rurais, onde o ar é mais limpo.

Quando respiramos calma e profundamente com regularidade, além de irrigar o cérebro, o ar chega a todas as partes dos pulmões, fazendo com que o sangue também circule adequadamente por elas. Há também um aumento da resistência local a infecções das vias respiratórias (laringe, traqueia e brônquios); as mucosidades retidas nas vias respiratórias se mobilizam e saem mediante a expectoração ou tosse; aumenta a resistência às infecções; melhora o rendimento intelectual e reduz a irritabilidade.

Siga essas dicas para respirar melhor:

  • Elimine a fumaça dentro de ambientes fechados.

  • Limpe regularmente os dutos de ar e os filtros dos aparelhos de ar-condicionado.

  • Areje sua casa, abrindo portas e janelas pelo menos uma vez por dia. Em dias nublados e cheios de fumaça, faça isso à noite ou logo pela manhã.

  • Se possível, durma com uma janela aberta para ventilar o quarto.

  • Use purificadores de ar com moderação.

  • Não deixe o carro ligado em uma garagem contigua à casa ou próximo a uma janela aberta.

  • Faça exercícios físicos aeróbicos (correr, caminhar vigorosamente).
  • Conserve o motor do seu automóvel regulado e, se possível, deixe-o em casa algumas vezes e vá a pé para o trabalho.
  • Beba água, pelo menos de seis a oito copos ao dia.
  • Mantenha a pele limpa e hidratada.
  • Lave os cabelos com frequência.
  • Não jogue lixo nem detritos a céu aberto
  • Ao estabelecer residência, procure lugares com melhor qualidade de ar.
  • Habitue-se a passar fins de semana e feriados longos fora da cidade. Respire  o ar puro do campo.
  • Não se exercite em locais de tráfego automobilístico intenso.

4. Alimente-se bem

“Disse Deus: Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês” (Gênesis 1:29).

O cardiologista Everton Padilha Gomes concluiu um estudo intitulado Advento-lncor, em seu doutorado em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O estudo, feito a longo prazo, teve como proposta analisar o estilo de vida dos adventistas do sétimo dia e a prevalência de fatores precipitantes de doenças crônicas, especialmente cardiovasculares. Os resultados dos que seguem a orientação do estilo de vida adventista, incluindo o vegetarianismo, foram comparados com os de pessoas que não seguem esses princípios.

Pesquisas nos Estados Unidos já haviam mostrado que os adventistas que seguiam as recomendações de saúde da igreja, como alimentação balanceada e exercício fisico, viviam até dez anos mais que a média dos americanos. Everton reproduziu a pesquisa norte-americana em São Paulo com 1,5 mil adventistas, com idade entre 35 e 74 anos.

Os participantes foram divididos em três grupos: vegetarianos estritos, ovolactovegetarianos (vegetarianos que comem ovo e tomam leite) e pessoas que comem came. O grupo dos vegetarianos obteve as respostas mais significativas: redução de 10% da medida da cintura e colesterol total 10% menor. Os índices que indicam maior predisposição ao diabetes
e alterações nos vasos sanguíneos foram animadores, com uma redução de 20%.

Everton aproveita os dados para reforçar que “o mais importante é aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras em nossa alimentação, e que os vegetarianos tenham uma dieta equilibrada”.

No início da pesquisa, ele ainda mantinha os mesmos hábitos, até que, pouco a pouco, foi se rendendo: “Ou eu permanecia com autojustificativas e depois sofreria as consequências de um estilo de vida inadequado, muitas das quais eu já estava começando a padecer, ou eu me rendia diante das evidências": confessa.

Felizmente, o doutor Everton optou pelo caminho mais trabalhoso, mas também mais compensador. A dedicação ao Estudo Advento foi o grande confronto de que precisava. Seus 128 quilos e índice de massa corporal 41 passaram a incomodar mais do que antes. Além disso, desejava que seu discurso médico estivesse em harmonia com suas práticas pessoais de saúde. “Posso dizer que ‘tirei a poeira’ de muita coisa que sabia da medicina e de muita coisa que sabia pela igreja, mas não aplicava”, constata.

A partir da decisão por um novo estilo de vida, Everton afirma que nenhuma fórmula mágica foi necessária, nem dieta especial: “Adotei uma dieta regular de três refeições diárias compostas por alimentos simples. Também exclui o açúcar e a maioria dos refinados.”

As horas, após o trabalho, gastas com a leitura de e-mails, redes sociais, filmes e séries foram substituídas pela esteira. “Não foi fácil, especialmente no primeiro mês. O espantoso é ver que o organismo realmente é dependente de algumas coisas. Inicialmente, eu me sentia sem forças. Depois, foi ficando mais fácil. Hoje em dia, sem exagero, sinto até enjoo do cheiro de determinados alimentos. Meu paladar ficou mais apurado. Enfim, sinto que meu organismo está funcionando melhor. Em três meses, meus exames clínicos mudaram significativa e positivamente. Nem nos meus pacientes, que fazem uso dos medicamentos mais sofisticados, vi algumas das mudanças que experimentei", ressalta Everton.

O cardiologista perdeu quase 50 quilos em um ano. Enquanto aplicava a pesquisa aos voluntários, ele mesmo passava pela maior experiência. Atualmente, ele sente mais liberdade em aconselhar os pacientes, pois eles veem a diferença na vida do próprio médico.

Além de calorias, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, alimentos como laranjas, brócolis e tomates têm princípios medicamentosos admiráveis. Esses alimentos, apelidados de funcionais, podem ser classificados em dois grupos: alimentos com atividade imunomoduladora (possuem fitoquímicos capazes de modelar e ativar a ação do sistema imunológico) e alimentos com atividade antioxidante (combatem os radicais livres). A verdade é que os aliInentos foram criados para atender às necessidades nutricionais dos seres vivos. Conhecê-los e saber como usá-los é sinônimo de boa saúde.

A melhor forma de ingerir os alimentos é em seu estado mais natural possível. O ideal é que no mínimo 50% da refeição seja de alimentos crus. Prefira alimentos integrais, altamente nutritivos e ricos em fibras capazes de reduzir a exposição a agentes cancerígenos devido à sua capacidade de regular o funcionamento intestinal

Alimentos muito processados, gorduras animais e gorduras trans, açúcar, sal e cereais refinados trazem muitos prejuizos à saúde, gerando obesidade, câncer, diabetes e diminuição da resistência imunológica. Embutidos e refrigerantes fazem parte de uma longa lista de produtos que comprovadamente fazem mal ao organismo.

É preferível que sejam feitas três refeições por dia, alimentando-se bem pela manhã e de maneira leve à noite, horas antes do momento de dormir. Também é bom evitar ingerir líquidos com a comida, como já dissemos.

Uma boa nutrição começa com a sábia escolha dos tipos de alimentos que serão transformados em nutrientes necessários para manter o corpo em boas condições. É no intestino que esses nutrientes são absorvidos. Uma dieta rica em fibras promove o bom funcionamento dos intestinos, o que é muito importante para a saúde.

As glândulas salivares levam algumas horas para recarregar o “estoque” de ptialina. Quando se come qualquer coisa antes da refeição habitual, o cérebro manda a glândula liberar saliva. O estômago também precisa de um “descanso” entre uma refeição e outra. Por isso, procure comer em horários adequados e evite “beliscar” fora de hora.

5. Pratique exercícios
 “O SENHOR Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo” (Gênesis 2:15).

Uma coisa é certa, e os médicos do mundo inteiro concordam com ela: fazer exercícios físicos regulares proporciona benefícios que nenhuma caixa de remédio pode oferecer. Afinal, fomos criados para uma vida ativa e natural.

No livro Corpo Ativo, Mente Desperta, John Ratey, professor de Psiquiatria em Harvard, afirma que níveis tóxicos de estresse desgastam as conexões entre os bilhões de neurônios e que a depressão crônica contrai certas áreas do cérebro. Por outro lado, o exercício físico libera uma cascata de neuroquímicos e fatores de crescimento que podem reverter esse processo, ajudando a sustentar a infraestrutura cerebral. Isso contribui até mesmo para a capacidade de aprendizado.

Há muitas outras vantagens na prática de exercícios físicos:

  • Eles ajudam a fortalecer o coração e aumentam a capacidade pulmonar, o que dá à pessoa mais disposição para as tarefas comuns do dia a dia.

  • Fazer exercícios físicos previne a osteoporose, pois ajuda os ossos a reter maior quantidade de cálcio.

  • Exercícios aeróbicos (correr, andar de bicicleta, nadar e caminhar com energia) combatem o estresse e a depressão, além de, entre outros benefícios, reverter o quadro das doenças metabólicas adquiridas (diabetes, câncer e doenças do coração).

  • Diminuem a pressão arterial, pois, após o exercício, a quantidade de adrenalina diminui. Além de controlar a pressão, a prática moderada do exercício físico evita que pessoas normais venham a sofrer com o problema.

  • O exercício físico regular reduz os altos níveis de colesterol e de gordura saturada na circulação. Além disso, aumenta a produção do bom colesterol, que protege as artérias.

  • A prática de exercícios ajuda a recuperar os limites fisiológicos em termos de necessidades alimentares, principalmente se o exercício for acompanhado de alimentação natural. Além disso, a tireoide é estimulada a permanecer várias horas funcionando após o esforço físico, acelerando o metabolismo geral. Isso ajuda a controlar o peso.

  • Exercícios físicos liberam endorfinas e levam a uma sensação de bem-estar; mantêm o humor sob controle; em longo prazo, reduzem a frequência cardíaca de repouso, aliviando o coração; facilitam a ação da insulina e a circulação periférica, tratando o diabetes tipo 2; melhoram a autoimagem; reduzem a taxa de triglicérides; favorecem o bom sono. De fato, a lista dos benefícios é muito mais extensa.

Se você ainda não se convenceu de que precisa se mexer, saiba que a inatividade continuada pode levar à falta crônica de aptidão física, tornando a pessoa vulnerável ao cansaço e ao esforço físico que fugir ao seu normal. O sedentarismo é causa comprovada de várias doenças.

Portanto, mexa-se! Seu corpo, seu cérebro e suas emoções agradecem!

6. Descanse
“No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizam na criação” (Gênesis 2:2, 3).

O trabalho excessivo encontrou campo fértil em nossa disposição inata para o consumo e o acúmulo de bens. Para ter coisas, muitas vezes, nos matamos de tanto trabalhar. Muitos vivem no limite do cansaço, sem dar um tempo à vida (como o Paulo, lembra?) Descansar é mais que a suspensão de atividades. É renovação e reconstrução. Vajemos algumas atitudes que podem ajudar você a ter um pouco mais de descanso.

Trabalhe na medida certa -Encerre seu expediente, ao voltar para casa, deixe todos os problemas no trabalho. Se pensa que sem você o serviço não anda ou que a empresa vai falir, lembre-se de que, se você ficar doente, ou morrer, outro o substituirá.
Relaxe - Os músculos necessitam de um  período de descanso e recuperação. Um dos melhores relaxantes fisiológicos é o exercício físico. Meia hora de caminhada vigorosa, por exemplo, já é suficiente.

Durma - Não sacrifique suas preciosas horas de sono em atividades que o deixarão mais tenso ainda. Se você tem insônia, evite tomar calmantes para dormir. Faça exercícios físicos moderados pelo menos quatro vezes por semana. Não coma muito à noite. Dê preferência a uma alimentação à base de frutas e pão integral. Apague todas as luzes. Um banho morno antes de ir para a cama também ajuda a relaxar. Antes de ir dormir, evite atividades ao computador, filmes e noticiários, pois agitam o cérebro. Leia um salmo da Bíblia e experimente confiar em Deus. Entregue a Ele seus problemas e preocupações.

Um dia em cada semana - Reserve um dia de cada semana como especial para o repouso físico, mental e espiritual. Como já vimos, foi pensando nisso que Deus estabeleceu a semana mediada por um dia de repouso: o sábado. Nesse dia, o repouso conforme o mandamento bíblico inclui a cessação de todas as atividades do trabalho comum e a separação de tempo para meditar e realizar atividades, tais como visitar enfermos e pessoas necessitadas (Mateus 12:12). Se você é uma daquelas pessoas que acreditam que nao podem parar nunca. Lembre-se de que Deus criou o mundo em seis dias e fez uma pausa no sétimo.

Trinta dias em cada ano - Aproveite as férias para ficar com seus filhos. Esse período deve ser sagrado para a família. Saia e faça coisas diferentes, mude de atividade. Mesmo que seja dono de seu negócio, não abra mão de montar um esquema de férias. Dê um jeito. Você precisa disso. A vida passa, os filhos crescem, nós envelhecemos, e o trabalho permanece como sempre.

7. Pratique o domínio próprio
 “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal" (Gênesis 2: 16, 17).

Compulsão é a dificuldade que uma pessoa tem de exercer controle sobre um hábito. Estíma-se que um terço dos brasileiros adultos lute contra algum tipo de compulsão. Fala-se de compulsão alimentar, compulsão relacionada aos vícios de fumar e beber, compulsão sexual, etc.

A compulsão alimentar é responsável, em grande parte, pelo alto índice de obesidade no mundo. Muitas pessoas comem demasiadamente para preencher algum tipo de vazio - não só o do estômago - e não conseguem controlar o impulso por meio de remédios. Fumantes têm maior incidência de câncer de pulmão, na boca, câncer de laringe, no esôfago, pâncreas, bexiga e rins do que os não fumantes. Úlceras estomacais e duodenais são 60% mais comuns entre eles. O vício de fumar retira o cálcio dos ossos, acelerando o processo da osteoporose. O hábito de ingerir bebidas alcoólicas também cobra um alto preço. O álcool promove o aumento da pressão sanguínea e é tóxico para os músculos do coração. Aumenta o risco de derrame, morte súbita decorrente de arritmias e músculos cardíacos doentes, além de contribuir para o desenvolvimento da cirrose e do câncer.

Para vencer - A resistência à compulsão começa com o exercício do domínio próprio, o que pode ser definido em uma palavra: temperança, que significa a abstinência de tudo o que é prejudicial e o uso equilibrado de tudo o que é bom.

Manter-se informado sobre a importância do estilo de vida saudável ajuda muito, mas buscar forças em Deus também é muito importante. A força recebida por meio da oração e da comunhão com o Criador influenciará nossa capacidade de fazer mudanças, substituições e trocas em nossos hábitos.

Colocadas em prática, as dicas deste capítulo fariam muito bem ao Paulo, à Laura, ao Carlão e até mesmo à pequena Isabela. Você não acha? Se fariam bem a eles, também farão bem a você. Que tal começar hoje?" P. 78-87

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notas de Livros: Tirando os Sapatos - Nilton Bonder

  NOTA: 4/5 Resenha: Um livro de leitura fácil e não muito demorado. Conta a história do autor pelo Caminho de Abraão, os conflitos da região e os conflitos que se estabelecem quando não se permite a comunicação e ao mesmo tempo se demoniza o lado oposto. É um livro figurativo. Como complemento, para livros profundos sobre a questão da comunicação ou sobre a pacificação de lugares via comunicação recomendo A Comunicação Não Violenta de Marshall Rosenberg e Como Resolver Problemas Complexos de Adam Kahane, respectivamente. Sobre o Turismo da Alma ou a Peregrinação "O turismo convencional é a prática de excursionar pelo mundo buscando a multiplicidade de seus encantos e deleites. O turismo espiritual, por sua vez, tem como atrativo maior o uso da diversidade para inspirar no Viajante a descoberta em si, em sua psique ou em sua essência de paisagens até então desconhecidas. Está interessado principalmente nos pontos que permitem não apenas o descortinar de uma paisagem nova, mas o

Livro: Ponha ordem no seu mundo interior - Gordon MacDonald

O livro lembra outro livro chamado "Uma vida com propósitos" do autor Rick Warren. A mensagem geral é para você buscar em Deus (no seu interior e no destino da vida) o que deve estar fazendo agora, qual o seu propósito de vida. Utiliza exemplos a partir da própria experiência, como muitos livros de auto-ajuda fazem, e histórias bíblicas. Quando utiliza a psicologia, diga-se de passagem aparentemente sem base teórica, é para explicar casos passados, ou seja, os exemplos que deu. O livro detalha melhor o problema que a solução, ou seja, provavelmente você vai se encontrar na descrição do problema da desorganização, mas vai ler o livro e não vai encontrar uma solução para o seu problema. Ademais, ele não utiliza a psicologia para sugerir melhorias. Para todos os problemas, utiliza a vaga resposta de que se deve buscar em Deus o propósito de uma vida em ordem. Como os textos, na minha opinião, não são muito frutíferos, resolvi por listar os tópicos dentro dos primeiros c

Quem Vende Enriquece - Napoleon Hill - Ed. Fundamento

  NOTA: 4/5 PARTE I - OS PRINCÍPIOS DA PSICOLOGIA PRÁTICA ADOTADOS NA NEGOCIAÇÃO BEM-SUCEDIDA Capítulo 1: Introdução - Definição de Venda " Vender é a arte de plantar na mente do outro um motivo que o induza a uma ação favorável. " p. 27 (Negrito por Daniel Brandt) "O Grande Vendedor torna-se um mestre por causa de sua capacidade de induzir outras pessoas a agirem com base em motivos, sem resistência ou atrito." p. 27 "O indivíduo que domina esses princípios básicos do convencimento consegue alcançar o sucesso, superando obstáculos e oposição, aproveitando e redirecionando forças adversas. Não importa quem você é ou quanto sabe; para vencer, precisa vender! Vender seus serviços, seus conhecimentos. Vender você, sua personalidade. Ao estudar os princípios fundamentais, não esqueça que as limitações são criadas pela sua mente. E se a mente pode criar, também pode afastar essas limitações. " p. 31 (Negrito por Daniel Brandt) Capítulo 2: O Sucesso Exige Promoç