Pular para o conteúdo principal

Livro: Ponha ordem no seu mundo interior - Gordon MacDonald

O livro lembra outro livro chamado "Uma vida com propósitos" do autor Rick Warren. A mensagem geral é para você buscar em Deus (no seu interior e no destino da vida) o que deve estar fazendo agora, qual o seu propósito de vida. Utiliza exemplos a partir da própria experiência, como muitos livros de auto-ajuda fazem, e histórias bíblicas. Quando utiliza a psicologia, diga-se de passagem aparentemente sem base teórica, é para explicar casos passados, ou seja, os exemplos que deu.
O livro detalha melhor o problema que a solução, ou seja, provavelmente você vai se encontrar na descrição do problema da desorganização, mas vai ler o livro e não vai encontrar uma solução para o seu problema. Ademais, ele não utiliza a psicologia para sugerir melhorias. Para todos os problemas, utiliza a vaga resposta de que se deve buscar em Deus o propósito de uma vida em ordem.

Como os textos, na minha opinião, não são muito frutíferos, resolvi por listar os tópicos dentro dos primeiros capítulos, o que pra mim é suficiente para leitura. O autor inicia classificando os "desorganizados" e os "organizados" em Impelidos - talvez você possa entender facilmente como atarefados ou sobre carregados - e Chamados - ou aqueles que puseram o interior em ordem. As características dos Impelidos são:
  1. As pessoas impelidas, na maior parte dos casos, só se satisfazem ao ver o trabalho realizado.
  2. A pessoa impelida está sempre preocupada com os símbolos associados à idéia de realização.
  3. A pessoa impelida geralmente se acha dominada por uma descontrolada busca da superação.
  4. As pessoas impelidas parecem ter pouca consideração para com os princípios de honestidade.
  5. As pessoas impelidas muitas vezes possuem pouca ou nenhuma habilidade no trato com os outros.
  6. As pessoas impelidas tendem a ser fortemente competitivas.
  7. As pessoas impelidas, em geral, se irritam com enorme facilidade.
  8. As pessoas impelidas geralmente são indivíduos que estão sempre muito atarefados.
P. 41-56 (Sobre os impelidos)
Sobre os chamados, o autor cita as seguintes características:
  1. As pessoas chamadas entendem o princípio da mordomia
  2. As pessoas chamadas sabem exatamente quem são
  3. As pessoas chamadas possuem um firme senso de objetivo
  4. As pessoas chamadas sabem o que é um compromisso firme

Se ainda posso dizer que vale a pena a leitura, talvez a parte sobre Administração do Tempo valha a pena. Esta, me pareceu a melhor parte do livro. Nesta parte o autor cria/cita algumas leis:
  1. Quando não controlo o tempo, tenho a tendência de aplicá-lo em áreas nas quais sou mais deficiente.
  2. Quando não controlo o tempo, posso deixar que as pessoas mais dominadoras do meu círculo de amizades assumam o controle dele
  3. Quando não controlo o tempo, perco-o para todas as emergências
  4. Quando não controlo o tempo, acabo aplicando-o em atividades que buscam o reconhecimento público
Algumas soluções para administrar o tempo são:
  1. Preciso aprender a identificar meu ritmo de eficiência
  2. Preciso ter um bom critério para decidir como aplicar meu tempo
  3. Para administrar e comandar eu mesmo o emprego de meu tempo, tenho de planejar com antecedência

É isso. Esse livro eu li, super rápido, mas li. rs

Comentários

  1. Caro amigo, o tema "Pessoa impelida" é interessante. Estou relendo "A Revolta de Atlas" de Any Rand e este tipo de pessoa, sobretudo o profissional, é de certa forma representada neste romance. Pessoas impelidas, de acordo o conteúdo do seu texto e em conformidade com os dois principais personagens do romance, são, quase sempre , as que carregam o mundo nas costas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Fidel! Também estou lendo (a passos de tartaruga) Ayn Rand. Estou lendo A Virtude do Egoísmo. Esse livro vai dar um super post. E muito bom.

      Excluir
  2. Sim meu amigo. Em breve comentaremos, juntos, sobre Ayn Rand, sua literatura e o seu objetivismo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Notas de Livros: Desafio aos Deuses - Peter L. Bernstein - 2ed

NOTA: 5/5   Resenha:  Um livro fascinante sobre a história do risco (ao final, risco financeiro). Um dos melhores livros que já li na vida. Impossível ler e pensar igual antes. Recomendo.       Cita o prêmio Nobel Kenneth Arrow: "Nosso conhecimento do funcionamento das coisas, na sociedade ou na natureza, vem a reboque de nuvens de imprecisão. Grandes males têm seguido a uma crença na certeza." P. 7 Até 1200: Os Primórdios Capítulo 2: Fácil como I, II, III Comenta sobre o Liber abaci : "O resultado foi um livro extraordinário por qualquer padrão. O Liber abaci conscientizou as pessoas de todo um novo mundo em que números substituíam os sistemas hebraico, grego e romano, que usavam letras para contar e calcular. O livro atraiu rapidamente adeptos entre os matemáticos italianos e do resto da Europa. O Liber abaci  é muito mais do que uma cartilha para se aprender a ler e escrever os novos numerais. Fibonacci começa com instruções de como determinar,...

Livro: Tudo ou Nada - Roberto Shinyashiki

Nota: 4/5   Abaixo os melhores trechos do livro na minha opinião: Capítulo 1 - Momento Tudo ou Nada " é preciso correr atrás de nossos objetivos com a determinação de um faminto que anseia por um prato de comida. Buscar a água como um homem perdido no deserto. " P. 22 (grifo em negrito meu) Capítulo 2 - Um Passo na Escuridão " Talvez você nem imagine quantos abismos pulou, mas com certeza reconhece que já enfrentou o desconhecido muitas vezes. Desde o momento em que saltou do útero de sua mãe e abraçou o mundo, lembrando ainda seu primeiro dia de aula, seu primeiro emprego e tantas outras situações. A pergunta importante a fazer é: será que eu ainda consigo dar os saltos que a vida exige de mim?" P. 27 (grifo meu) "Avançar quando o horizonte está claro é tarefa fácil. Avançar quando o horizonte está escuro é tarefa para quem aprendeu a viver." P. 28 "Existem situações na vida que exigem que a gente assuma uma postura ra...