Pular para o conteúdo principal

Livro: Ponha ordem no seu mundo interior - Gordon MacDonald

O livro lembra outro livro chamado "Uma vida com propósitos" do autor Rick Warren. A mensagem geral é para você buscar em Deus (no seu interior e no destino da vida) o que deve estar fazendo agora, qual o seu propósito de vida. Utiliza exemplos a partir da própria experiência, como muitos livros de auto-ajuda fazem, e histórias bíblicas. Quando utiliza a psicologia, diga-se de passagem aparentemente sem base teórica, é para explicar casos passados, ou seja, os exemplos que deu.
O livro detalha melhor o problema que a solução, ou seja, provavelmente você vai se encontrar na descrição do problema da desorganização, mas vai ler o livro e não vai encontrar uma solução para o seu problema. Ademais, ele não utiliza a psicologia para sugerir melhorias. Para todos os problemas, utiliza a vaga resposta de que se deve buscar em Deus o propósito de uma vida em ordem.

Como os textos, na minha opinião, não são muito frutíferos, resolvi por listar os tópicos dentro dos primeiros capítulos, o que pra mim é suficiente para leitura. O autor inicia classificando os "desorganizados" e os "organizados" em Impelidos - talvez você possa entender facilmente como atarefados ou sobre carregados - e Chamados - ou aqueles que puseram o interior em ordem. As características dos Impelidos são:
  1. As pessoas impelidas, na maior parte dos casos, só se satisfazem ao ver o trabalho realizado.
  2. A pessoa impelida está sempre preocupada com os símbolos associados à idéia de realização.
  3. A pessoa impelida geralmente se acha dominada por uma descontrolada busca da superação.
  4. As pessoas impelidas parecem ter pouca consideração para com os princípios de honestidade.
  5. As pessoas impelidas muitas vezes possuem pouca ou nenhuma habilidade no trato com os outros.
  6. As pessoas impelidas tendem a ser fortemente competitivas.
  7. As pessoas impelidas, em geral, se irritam com enorme facilidade.
  8. As pessoas impelidas geralmente são indivíduos que estão sempre muito atarefados.
P. 41-56 (Sobre os impelidos)
Sobre os chamados, o autor cita as seguintes características:
  1. As pessoas chamadas entendem o princípio da mordomia
  2. As pessoas chamadas sabem exatamente quem são
  3. As pessoas chamadas possuem um firme senso de objetivo
  4. As pessoas chamadas sabem o que é um compromisso firme

Se ainda posso dizer que vale a pena a leitura, talvez a parte sobre Administração do Tempo valha a pena. Esta, me pareceu a melhor parte do livro. Nesta parte o autor cria/cita algumas leis:
  1. Quando não controlo o tempo, tenho a tendência de aplicá-lo em áreas nas quais sou mais deficiente.
  2. Quando não controlo o tempo, posso deixar que as pessoas mais dominadoras do meu círculo de amizades assumam o controle dele
  3. Quando não controlo o tempo, perco-o para todas as emergências
  4. Quando não controlo o tempo, acabo aplicando-o em atividades que buscam o reconhecimento público
Algumas soluções para administrar o tempo são:
  1. Preciso aprender a identificar meu ritmo de eficiência
  2. Preciso ter um bom critério para decidir como aplicar meu tempo
  3. Para administrar e comandar eu mesmo o emprego de meu tempo, tenho de planejar com antecedência

É isso. Esse livro eu li, super rápido, mas li. rs

Comentários

  1. Caro amigo, o tema "Pessoa impelida" é interessante. Estou relendo "A Revolta de Atlas" de Any Rand e este tipo de pessoa, sobretudo o profissional, é de certa forma representada neste romance. Pessoas impelidas, de acordo o conteúdo do seu texto e em conformidade com os dois principais personagens do romance, são, quase sempre , as que carregam o mundo nas costas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Fidel! Também estou lendo (a passos de tartaruga) Ayn Rand. Estou lendo A Virtude do Egoísmo. Esse livro vai dar um super post. E muito bom.

      Excluir
  2. Sim meu amigo. Em breve comentaremos, juntos, sobre Ayn Rand, sua literatura e o seu objetivismo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Livro: 10% Humano - Como os micro-organismos são a chave para a saúde do corpo e da mente - Alanna Collen

Minha Resenha O livro, de forma investigativa, apresenta fatos científicos sobre as bactérias e a microbiota humana. É prazeroso e instigante durante toda a leitura (ao todo, no livro, tiveram apenas duas páginas em que não me senti motivado ou instigado a ler mais) :). Os estudos sobre microbiota e alterações bacteriológicas são tratados em diferentes visões.  Logo no início, o livro desmascara o senso comum de que quanto mais se come, mas se engorda, e de que por isso é necessário fazer mais exercícios e comer menos para reduzir o peso. A relação do uso de antibióticos, com uma consequente mudança da microbiota, e o aparecimento do autismo também é avaliada. Em outro tópico, uma extensa análise sobre o uso de antibióticos e o ganho de peso nos faz crer que existe uma ligação muito forte de causa e efeito. Infelizmente ainda não existem c...

Synchronicity: The Inner Path of Leadership - Joseph Jaworski

Nota: 5/5 My opinion on the book: A book that talks about relationships and the unfolding of life through them. Among them the coincidences that make us believe in some kind of Synchronicity, well described in the book through the author's personal experiences. Preface to the First Edition Definition of Sinchronicity by the Author: "perfect moments, when things come together in an almost unbelievable way, when events that could never be predicted, let alone controlled, remarkably seem to guide us along our path. (...) “synchronicity.” C. G. Jung’s classic, “Synchronicity: An Acausal Connecting Principle,” defines synchronicity as “a meaningful coincidence of two or more events, where something other than the probability of chance is involved.” (recommends the book from Jung) " In the beautiful flow of these moments, it seems as if we are being helped by hidden hands. " (negrito por Daniel Brandt) "Over the years my curiosity has grown,...

Livro: Tudo ou Nada - Roberto Shinyashiki

Nota: 4/5   Abaixo os melhores trechos do livro na minha opinião: Capítulo 1 - Momento Tudo ou Nada " é preciso correr atrás de nossos objetivos com a determinação de um faminto que anseia por um prato de comida. Buscar a água como um homem perdido no deserto. " P. 22 (grifo em negrito meu) Capítulo 2 - Um Passo na Escuridão " Talvez você nem imagine quantos abismos pulou, mas com certeza reconhece que já enfrentou o desconhecido muitas vezes. Desde o momento em que saltou do útero de sua mãe e abraçou o mundo, lembrando ainda seu primeiro dia de aula, seu primeiro emprego e tantas outras situações. A pergunta importante a fazer é: será que eu ainda consigo dar os saltos que a vida exige de mim?" P. 27 (grifo meu) "Avançar quando o horizonte está claro é tarefa fácil. Avançar quando o horizonte está escuro é tarefa para quem aprendeu a viver." P. 28 "Existem situações na vida que exigem que a gente assuma uma postura ra...